Fender Telecaster, também conhecida como Tele, é uma típica guitarra elétrica de dois compartimentos, de corpo sólido construída pela Fender. O seu projeto simples, mas eficaz e seu som revolucionário inovou e criou tendências na fabricação de guitarra e na música popular. Inicialmente distribuída como Broadcaster no outono (primavera, no Brasil) de 1949, foi a primeira guitarra de seu tipo a ser produzida em uma escala significativa. Sua produção comercial pode ser traçada já em março de 1950, quando os modelos Esquire simples e com dois captadores foram vendidos pela primeira vez.
Hoje em dia inúmeras marcas fazem cópias da telecaster, tanto fabricas nacionais como estrangeiras, e mesmo luthiers que fazem guitarras sob encomenda.
A indústria asiática vem apresentando melhora contínua em sua qualidade e hoje em dia é possível se encontrar instrumentos bastante honestos nas faixa de R$800,00 como as Sx (Shelters) e Condors por exemplo. As fabricas nacionais também oferecem opções como a Tagima, também nessa faixa de preço. As guitarras squier by fender, série california, também apresentam uma qualidade honesta e excelente relação custo x beneficio, mas cuidado com a série Bullet pois a qualidade das madeiras selecionadas para sua confecção deixa a desejar.
No caso de uma guitarra de luthier, os preços são mais altos, porém existem possibilidades de se configurar a guitarra de forma personalizada. Para alguém com certa experiência e que sabe o que quer pode ser uma boa opção. Os preços variam bastante de acordo com o Luthier e o nível de peças utilizadas, começando por volta de R$1500,00 indo até onde a imaginação deixar.
Com relação às fenders, deve se ter bastante cuidado, existem fenders feitas em todos os lugares do mundo, dos EUA a Coréia, passando por Japão e México, até no Brasil já foram feitas (pela Giannini, sob licença conhecidas como Fender Southern Cross, mas foram produzidas stratos e não teles por aqui), sem falar nas atuais Squiers, sub-linha da Fender.
Os preços variam bastante assim como a qualidade. Inclusive a qualidade varia também dependendo do período que o instrumento foi fabricado. Boas dicas são as Fender Japonesas, que costumas ter a melhor relação entre custo e benefício.
Existem ainda ótimas opções de instrumentos usados de uma certa idade que não chegam as ser classificados como vintage (instrumentos colecionáveis de alto valor), mas são ótimas opções custo benefício, como Fernandes, Hurricane, Schecters e outras.
Entre os músicos que usam a Fender Telecaster estão: Jeff Buckley, John Frusciante (ex-Red Hot Chilli Peppers), Joe Strummer (The Clash), Bruce Springsteen, Keith Richards (Rolling Stones), Bob Dylan etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário