sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pedal de efeito Wah wah cry baby - Carina Hublet Zambrana


Wah-wah é um pedal de efeito utilizado em conjunto com guitarras e eventualmente baixos. Este efeito não muda a nota tocada, como faz o oitavador, e sim atenua algumas frequências.
Seu nome é uma onomatopeia que faz referência ao som do instrumento, que varia entre grave e agudo.
Tecnicamente ele é um filtro de frequências que atua amplificando uma determinada faixa, sendo a banda passante do filtro determinada pela posição do pedal. Os mais comuns como o Cry Baby atuam na faixa de 500 Hz a 2 Khz.
Existem modificações possíveis de serem feitas a fim de melhorar o pedal, como chaveamento true by-pass, para evitar perda de sinal, e alterações de timbre e faixa de atuação.
Ele tem o formato similar ao de um acelerador de carro e uma das marcas mais famosas é a Dunlop (além de Vox, Budda, Rocktron, Ibanez, Boss entre inúmeros outros).
Tornou-se muito popular após ser peça fundamental nos sons de George Harrison, Matt Bellamy, Carlos Santana, Jimi Hendrix, Dimebag Darrell, Cliff Burton(que é um baixista), Tom Morello, entre outros.
O efeito de wah-wah também pode ser obtido na gaita de boca (harmônica) através de um movimento feito com uma das mãos enquanto se toca o instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário